logo Real cds
clemilton alencar
maxx gelo
anuncie aqui
serrita

Salgueiro-PE: Homenageado no Carnaval 2017 é alvo de críticas pelas suas caricaturas

É fato, que nas redes sociais, principalmente em Salgueiro-PE, viralizou críticas apontadas às belas caricaturas em homenagem ao escolhido como figura representativa para o Carnaval 2017. Nossa redação, através de nossas paginas da web, recebeu muitos comentários e julgamentos negativos, fazendo “O juízo crítico”, das belas caricaturas confeccionadas em admiração ao respeitável homenageado. Em muitos comentários, citam as fantasias montadas e exageros utilizados nos desenhos que estão espalhados pelo circuito carnavalesco.

Em relação às críticas, buscamos informações e acrescentamos para os leigos, que Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo. 

Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).

A caricatura é a “mãe” do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.

A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas. É comum sua utilização nas sátiras políticas; às vezes, esse termo pode ainda ser usado como sinônimo de grotesco (a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais) ou burlesco.

Esclarecido então as formas e características da caricatura, podemos então, apreciar o bom trabalho feito pelo artista, contemplar simbolicamente o caricato, respeitando acima de tudo, a pessoa humana desse grande homem que faz parte na história do desenvolvimento de Salgueiro-PE.

Por: Clodualdo Sousa

Salgueiro-PE: Jovem desaparecido é encontrado morto

Um caçador, encontrou na manhã desta sexta-feira (24), aproximadamente às 08h, o corpo já sem vida do jovem  LUCAS LUIZ DOS SANTOS, “luquinhas“, 21 anos, residente na Rua 20, casa nº 96, bairro da Cohab em Salgueiro-PE. “luquinhas“, saiu de sua moradia, por volta das 19:22h da quarta-feira (22), é não teria mais sido visto. De acordo com as informações colhidas, na noite do desaparecimento, a vítima se encontrava em sua casa, quando recebeu uma chamada telefônica, na ocasião, informou aos familiares que precisava sair, mas voltaria logo e em seguida, um motociclista ainda não identificado, chegou próximo à casa de “luquinhas“, que subiu na garupa da moto, saindo para local incerto. O corpo foi encontrado nesta manhã, em estado avançado de decomposição, na localidade conhecida “Córrego da Quixabeira“, por trás da AMBEV, às margens da estrada de acesso ao Distrito de Pau Ferro/Salgueiro, apresentando várias perfurações causadas por disparos de arma de fogo. No local, foram encontradas pela polícia, pelo menos 7 cápsulas deflagradas de munição calibre 32, facilmente adaptável para Pistola calibre 7,65mm. Foram verificados também, uma pequena porção de maconha próximo ao corpo, o capacete quebrado, que estava sendo utilizado pelo vitimado e vestígios de luta corporal, inclusive, foi constatado uma evidente marca de mordida na mão direita do cadáver, dando a entender que o “luquinhas“, teria lutado contra seu(s) agressor(res). A Polícia Militar isolou a cena do crime, para a preservação de provas, ficando no aguardo do IC, para a iniciação da perícia.

Com Exclusividade: Giro Sertão  

Salgueiro-PE: Mais um homicídio registrado na cidade

No início da noite desta quarta-feira (22), o veículo Gol de cor vermelha, placas KII 5331, que estava sendo guiado por JANILSON RICARTE NETO, 31 anos, morador da Rua Boa Esperança, 81, bairro Novo Horizonte em Salgueiro, foi interceptado por dois indivíduos anda não identificados, que estavam em uma moto de características não anotadas, os quais efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o carro, atingindo fatalmente o JANILSON.  Duas crianças (filhos de Janilson), que estavam no interior do automóvel,  também teriam sido atingidas pelos disparos. O crime aconteceu na BR 232, nas proximidades do CEASA de Salgueiro, nas adjascências da Rua 22, no bairro Cohab. JANILSON e as crianças atingidas, foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros e encaminhados para o Hospital Regional de Salgueiro, entretanto, o motorista não resistiu aos ferimentos e faleceu. Informações dão conta de que, ao ser atingido pelos tiros, JANILSON, perdeu o controle da direção, vindo a bater na guia do acostamento da BR, aonde ficou estacionado. Não há informações oficiais sobre o estado de saúde dos menores. A polícia isolou o local do acontecido e encontra-se colhendo novas informações sobre o caso.

Giro Sertão

Ceará terá concurso com 1.000 vagas para agente penitenciário, diz Camilo

‘Vão estudando que o concurso sairá em breve’, afirmou governador. Governador Camilo Santana respondeu a perguntas em rede social.

Camilo Santana afirmou que Ceará terá concurso para mais de mil agentes penitenicários ainda em 2016 (Foto: Reprodução)

Camilo Santana afirmou que Ceará terá concurso para mais de mil agentes penitenicários ainda em 2016 (Foto: Reprodução)

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirmou nesta terça-feira (21) que o Governo do Estado fará neste ano um concurso público com pelo menos 1.000 vagas para agentes penitenciários. “Vão estudando porque em breve nós estaremos lançando concurso. Ainda estamos estudando quantas vagas teremos, mas serão no mínimo 1000 vagas. Quem estiver interessado vá estudando que vai sair em breve”, disse Camilo.

O anúncio foi feita em uma transmissão via rede social em que o governador respondia a pergunta dos visitantes do da página do governador no Facebook. Camilo Santana afirmou também deve realizar entre março e abril a convocação de policiais civis já aprovados em concursos.

O governador se despediu comemorando as chuvas que ocorreram no Ceará e torcendo por mais precipitações. “A gente vê a diferença, a alegria no rosto das pessoas quando tem o açude pegando água, o feijão brotando. Então vamos pedir a Deus por um bom inverno”, disse. Atualmente, o Ceará vive a pior seca já registrada no estado.

O governador foi questionado também sobre geração de emprego, instalação de indústrias e sobre a segurança no interior do estado.

Confira as respostas do governador aos internautas:

Transnordestina
“Com essa ferrovia nós vamos ter condições de instalar várias indústrias, porque nós vamos conseguir baratear o frete. Já conseguimos a retomada da obra. Ainda tem uma pequena pendência, mas que vai ser resolvida logo e vamos reiniciar uma obra que vai ser muito importante para o Ceará e Nordeste.”

Refinaria do Pecém
“A gente não desiste nunca. A refinaria era um projeto da Petrobras e houve desistência em 2015, mas não desistimos. Viajamos à China duas vezes para procurar interessados em investir. Fui ao Irã, maior produtor de petróleo, estamos fazendo um acordo para que a gente possa trazer essa refinaria para o estado. Claro que isso não é uma coisa certa, mas estamos trabalhando para isso.”

Hub da Latam
“A gente não desistiu, dia 16 de março será a concessão do aeroporto, que era uma das exigências que a Tam fazia. Também ampliamos o aeroporto, e a terceira exigência da Tam, que ele fosse concedido para iniciativa privada, e as isenções. Como fizemos, teremos uma grande chance de trazer esse Hub da Tam. Isso abrirá as portas do Ceará para o mundo, gerando emprego, trazendo mais desenvolvimento.”

Raio em Canindé
“Agora em março, está tudo pronto, estaremos levando o Raio para Canindé. Nos próximos dias, nesse mesmo bate papo, vamos informar a data e o local do lançamento do Raio na cidade.”

Compra de helicópteros
“Dois helicópteros vão chegar no início de 2018, produzidos na Alemanha, que vão atuar na nova nova base do Ciopaer, em Quixadá. Nós conseguimos descentralizar as ações, antes os helicópteros ficavam todos em Fortaleza; quando um assalto ocorria no Cariri, nem adiantava mais mandar uma aeronave porque os bandidos já estavam em Pernambuco.”

Instalação de indústria no interior
“O estado tem políticas de redução ou isenção de impostos para indústria. Quanto mais distante de Fortaleza, maior a redução. No momento, as empresas estão receosas de instalar novos indústrias.”

Dessalinização da água
“Atualmente é muito cara, atualmente custa um dólar por metro cúbico. Fortaleza consome hoje sete metros cúbicos por segundo. Estamos tentando parceria para a produção de pelo menos um metro cúbico por segundo. Mas do mesmo jeito que a energia eólica e a solar ficaram mais baratas, esperamos que o mesmo ocorra com a dessalinização da água.”

http://g1.globo.com

Pernambuco: Professor é preso acusado de mandar fotos íntimas para aluno de 9 anos

Um professor de uma escola pública de Recife foi preso após acusação de enviar fotos íntimas para um dos seus alunos de apenas nove anos.

Identificado como Givandilson Luiz de Souza, o professor de 42 anos foi preso em flagrante após enviar “nudes” para o estudante e pedir que o procurasse durante as aulas.

Em entrevista ao “TV Jornal”, a mãe da criança afirmou que começou a monitorar as conversas do menino, após vê-lo conversando com o professor.  “Em uma das conversas, ele disse que meu filho tinha uma boca linda e depois mandou uma foto sem roupa”, contou.

Segundo a Polícia, o homem também teria enviado para o menino vídeos de relações sexuais.

O professor foi preso e aguarda uma audiência de custódia. Seu celular foi apreendido e será periciado.

Via: http://blogdovalente.com.br

Agência reguladora de PE autoriza reajuste de 7,88% na conta de água

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados no Estado de Pernambuco (Arpe) autorizou o reajuste tarifário de 2017 dos serviços de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgotos sanitários. Com isso, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) poderá cobrar 7,88% a mais nas contas, a partir de 20 de março deste ano.

O valor do aumento homologado pela Arpe foi publicado no Diário Oficial de sábado (18). O reajuste vale para os clientes do sistema convencional. Para quem paga tarifa social, no entanto, foi autorizada a majoração de 5,43%.

Para solicitar a terifa social, o cliente deve apresentar média de consumo de água de até 10 metros cúbicos e de energia elétrica de até 80kWh. Também precisa ter contracheque, benefício social ou benefício previdenciário de até um salário mínimo.

Entre as justificativas da Arpe para homologar o aumento da Compesa, está a aplicação de reajustes autorizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nas bandeiras tarifárias de energia, entre 1º de fevereiro de 2016 e 31 de janeiro de 2017. A agência também levou em conta o déficit tarifário identificado com o acréscimo das despesas para fornecimento de água por carros pipa à população urbana dos municípios com agravamento da crise hídrica.

O cálculo do reajuste foi feito, de acordo com o texto publicado no Diário Oficial, a partir da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no período de 1º de fevereiro de 2016 a 31 de janeiro de 2017, no valor de 5,35%.

Além disso, a agência levou em conta o Impacto da Despesa Total referente ao fornecimento de água (20 litros/habitante/dia) exclusivo por carros-pipa à população urbana dos municípios identificados com agravamento de crise hídrica, por 12 meses. Esse valor ficou em 2,62%.

Por fim, a agência adotou como critério a variação do índice Geral de Preços (IGPM) acumulado no período de 1º de fevereiro de 2016 a 31 de janeiro de 2017, no valor de 6,64%, além do Fator de Ajuste decorrente da compensação das Bandeiras Tarifárias, entre os Ciclos de Reajuste, no valor de 0,9083.

A Arpe determinou, ainda, que a Compesa apresente trimestralmente relatórios das despesas realizadas com carros-pipa, por município, dos próximos 12 meses, após a aplicação do reajuste. Os documentos devem ser acompanhados dos respectivos registros contábeis, em até 30 (trinta) dias após o encerramento de cada trimestre.

” A Arpe vai fiscalizar para saber se o dinheiro foi usado para essem fim. Caso contrário, se for possível, o índice autorizado para gasto com carros-pipa pode ser revisto”, observou o diretor técnico operacional da Arpe, Ricardo Fiorenzano.

Via: G1 PE

Aluna morre após passar mal em aula de curso para bombeiro civil na Bahia

Mulher chegou a ser levada para hospital, mas não resistiu. Segundo Bombeiros, empresa era responsável por treinamento.

Uma aluna morreu, após passar mal durante a realização de aula prática de um curso de bombeiro profissional civil, em Simões Filho, cidade da região metropolitana de Salvador, no domingo (19), segundo comunicado do Corpo de Bombeiros. A mulher chegou a ser levada para o Hospital Geral de Simões Filho, mas não resistiu.

De acordo com os Bombeiros, o curso era de responsabilidade de uma empresa, e a corporação apenas cedeu o espaço para a realização do treinamento. As aulas são direcionadas para quem quer atuar como bombeiro civil, que combate a incêndios em espaços privados. O comunicado ainda lamenta o ocorrido e demonstra solidariedade aos familiares da mulher.

Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, um representante da empresa informou que, após ser detectado que aluna passou mal, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamada e encaminhou a aluna até a unidade médica. O comunicado não esclarece a causa da morte e a idade da mulher.

Do G1 BA

Cedro-PE: Malhas da Lei, cumpre Mandado de Prisão na Cohab-2


Às 11:15h desta segunda-feira (20), Policiais Militares do 8°BPM e Policiais Civis da 23ª DESEC (AIS 23), componentes da Operação Malhas da Lei, com o apoio de Policiais Civis da 197ª DPC, investigaram, localizaram e prenderam na Av. Cohab-02, no Centro da Cidade do Cedro-PE, FRANCISCO ANTONIO DA SILVA, “*Chico Severino“, 53 anos, em cumprimento ao Mandado de Prisão expedido pela Vara Unica da Comarca de Serrita-PE. O infrator foi condenado pela justiça, pelo Crime de Violência Domestica. Depois de preso, foi apresentado na Delegada Seccional em Salgueiro e em seguida, recolhido ao Presidio local, ficando a disposição da justiça.

Giro Sertão

Cedro-PE: Homicídio no centro da cidade nesta segunda (20)

 


Policiais Militares do 8º BPM, às 13:50h da segunda-feira (20), foram acionados para verificarem uma ocorrência de homicídio, ocorrido na Rua 07 de Setembro no Centro da Cidade do Cedro-PE. No local, o policiamento se deparou com a vítima João Alves Leandro Junior, 34 anos, morador da mesma rua, caída ao chão, apresentando várias perfurações causadas por disparos de arma de fogo, na região das costas, perna, peito e cabeça. Segundo informações colhidas no local, três elementos se aproximaram em um veículo Fiat Uno de cor prata, placa não informada, realizando os disparos, que atingiram o João Alves fatalmente, bem como, uma criança de 04 anos que se encontrava próxima, a qual foi atingida de raspão. O local foi isolado até a chegada da perícia e, logo após, a ocorrência foi encaminhada à DPC local, onde foi instaurado Inquérito Policial para a elucidação do fato.

Giro Sertão

Bahia: Mais de 800 presos provisórios são soltos durante mutirão carcerário

Dados foram divulgados pelo Tribunal de Justiça da Bahia nesta segunda. Primeira etapa do trabalho de 211 magistrados analisou 2.754 processos.

Na primeira etapa do mutirão carcerário realizado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), 827 presos provisórios foram soltos, segundo balanço divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (20).

De acordo com os dados, a primeira etapa do mutirão foi concluída com a análise de 2.754 processos referentes a presos provisórios em todo o estado. Os números são relativos ao trabalho realizado em 81 comarcas no período entre 23 de janeiro e 10 de fevereiro deste ano.

De acordo com o TJ-BA, a ação reúne 211 magistrados das varas criminais até 20 de abril, sob a coordenação do Grupo de Monitoramento e de Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), com colaboração das assessorias especiais da Presidência, da corregedoria Geral da Justiça e das Comarcas do Interior, além do suporte da Diretoria de 1ª grau do Tribunal.

Os números gerais do balanço parcial se referem ás prisões mantidas, relaxadas ou revogadas, com ou sem medidas cautelares. Os juízes que atuam no mutirão carcerário terão de informar novo balanço referente ao trabalho realizado até o próximo dia 20 de março.

Segundo o Tribunal de Justiça da Bahia, o mutirão carcerário foi instalado no contexto da atual crise do sistema carcerário brasileiro, atendendo à Portaria Conjunta nº 1 publicada no último dia 18 de Janeiro pela presidente Maria do Socorro Barreto Santiago, pelo corregedor Geral da Justiça, desembargador Osvaldo Bomfim, e pela corregedora das Comarcas do Interior, desembargadora Cynthia Resende.

A ação tem por objetivo revisar a legalidade da manutenção das prisões provisórias, agilizar o julgamento dos processos que envolvam pessoas privadas de liberdade e verificar os benefícios relativos à execução penal.

Via: http://g1.globo.com

contador de acessos
salgueirococo
parceria serrita
roupas
acesso
parceria
IMG-20160512-WA0012

You Tube

GALERIA-GIRO